sábado, 26 de março de 2011

Blueberry pancakes - Panquecas de Mirtilos



Há semanas atrás, enquanto fazia zapping, apanhei um programa no qual falavam de um casal que abriu um restaurante em Nova Iorque, cujo prato principal, e que causa filas intermináveis de fãs à volta do quarteirão, são as panquecas de mirtilos. O link para o famoso restaurante está aqui.

Desde esse dia a curiosidade começou a espicaçar-me. Depois de uma vasta procura de receitas que me traduzissem o aspecto delicioso das originais, e depois do abastecimento dos ingredientes necessários, continuavam a faltar-me dois. O Lyle's Golden Syrup... o melhor syrup de sempre, que só encontrei no sítio do costume, que é como quem diz, na Casa Chinesa no Porto, a casa-que-tem-tudo-mesmo-o-que-não-encontramos-em-mais-lado-nenhum.

E depois começou a corrida aos mirtilos. Finalmente depois de um interregno mensal, encontrei-os no hipermercado mesmo mesmo escondidos atrás do batalhão de framboesas.

E cá está a experiência..



Ingredientes (para 8 mini panquecas, 2 pessoas):
1 ovo
8 colheres de sopa de farinha
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
130 ml de leite
2 colheres de sopa de óleo
125 gr de mirtilos

Preparação: Misturam-se todos os ingredientes, excepto os mirtilos. Bate-se bem com a batedeira até a massa não ficar com grumos. Deitam-se colheradas do preparado numa frigideira anti-aderente. Deitam-se alguns mirtilos por cima das panquecas, e vira-se de ambos os lados, até ficarem douradas.

Servem-se umas por cima das outras, com uma colherada de Syrup, para quem apreciar.
Eu ainda acrescentei chantilly, para completar o prato.

Também experimentei variar o recheio e pôr bananas e nozes. Também funcionou!