quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Massada escalfada
Há dias em que a única coisa que me apetece é uma boa massa, com um bom vinho branco.
Hoje foi um desses dias, então cá está o resultado:
MASSA ESCALFADA:
Ingredientes:
Massa a gosto (usei penne.. mas tb deve ficar uma delícia com esparguete picante)
1 dente de alho
1 cenoura
Bróculos em raminhos
1 pouco de pimento vermelho
Courgette
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 ovo
Preparação:
Leva-se a massa a cozer em água temperada com sal até ficar "al dente".
Depois preparam-se os legumes, cortando o pimento às tiras, a courgette aos cubos pequenos, a cenoura aos palitos. Coza os pequenos ramos dos bróculos em água.
Numa frigideira põe-se azeite, o dente de alho cortado às tiras, e todos os restantes legumes, e deixa-se saltear até absorverem o aroma do alho e azeite.
Escalfe os ovos em água a ferver (sempre com um pouco de vinagre), mas não os cozinhe demasiado para manter a gema líquida. Reserve.
No prato de servir envolva os legumes com a massa. Por fim disponha o ovo escalfado e tempere a gosto, com o sal e pimenta.
Bom apetite!
Ficou uma delícia. Nem precisei de mais "proteína". Mas é verdade que o vinho ajudou a saborear ainda mais a refeição!!
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Natas à Lady Katy
Não são bem os pastéis de nata a que estamos habituados, mas há quem diga que ainda são melhores... e que fariam sucesso se fossem comercializados.
Quem sabe um dia..
:)
Ingredientes:
• 500 grs de massa quebrada congelada
• 2,5 dl de natas
• 4 gemas
• 1 Colher de chá de farinha
• 100 grs de açúcar
Preparação:
Quando a massa estiver descongelada, estenda-a com a ajuda de um rolo e de farinha, o mais finamente possível. Corte pequenas rodelas, grandes o suficiente para forrar pequenas formas (eu uso como medida uma chávena de pequeno almoço).
Coloque as fatias de massa em forminhas de pastéis, previamente untadas com farinha e polvilhadas. Se forem de silicone, podem saltar a parte do untar. Deixe repousar enquanto prepara o creme.
Misture as natas com as gemas, a colher de chá de farinha e o açúcar. Leve a lume brando até levantar fervura, mexendo sempre. Retire do calor e deixe arrefecer. Quando estiver morno, deite o creme nas caixas de massa.
Coloque as formas sobre um tabuleiro e leve a cozer em forno bem quente (250º C) cerca de 15 minutos.
Tenha algum cuidado para não as deixar queimar.
domingo, 31 de julho de 2011
Molotof
|
Ingredientes: 8 claras 125 gr de açúcar (1 colher de sopa por cada clara) Ovos Moles: 8 gemas 8 colheres de sopa de açúcar 1 dl de água |
Preparação: Batem-se as claras em castelo firme, e junta-se aos poucos o açúcar. Quem gostar do molotof mais escuro, pode acrescentar um pouco de caramelo líquido. Unta-se uma forma com manteiga e barra-se com caramelo ou com açúcar. Bata com a forma numa mesa, por forma a sair o ar. Coze 15 minutos no forno a 170º. Depois deixa-se ficar mais um pouco no forno desligado. Entretanto prepare os ovos moles. Leve o açúcar ao lume juntamente com a água até obter ponto de pérola. Deita-se sobre as gemas, mexendo sempre, até engrossar. Quando frio, desenforma-se o molotof sobre um prato de serviço, e cobre-se com os ovos moles. |
Legumes grelhados com queijo Halloumi
Esta receita foi inspirada aqui... "Ingrediente Secreto".
E ficou divinal!
Ingredientes:
1 queijo halloumi
1 courgette
1 beringela
1 pimento (vermelho)
1 batata doce
2 dentes de alho
Sal
Pimenta
Rúcula
Farinha
Preparação
[Para 2 a 4 pessoas]
Corte a courgette, a beringela, o pimento e a batata-doce às rodelas, deixando a pele. Coloque tudo numa taça e tempere com azeite, flor de sal e pimenta. Mexa bem.
Aqueça uma grelha ou chapa com azeite. Coloque os legumes na grelha pela seguinte ordem: beringela, pimento, batata-doce e mais tarde a courgette (cozedura rápida). Respeite os tempos de cozedura de cada um. Vá adicionando azeite sempre que achar necessário ou sempre que a grelha secar. Deixe grelhar e vire os legumes com a ajuda de uma tenaz.
Quando os legumes estiverem bem grelhados retire-os para uma taça.
Reserve o azeite perfumado pelos legumes na frigideira numa taça. Volte a aquecer o grelhador ou a chapa. Prepare uma taça com farinha. Corte o queijo em fatias e passe-o por farinha para não agarrar. Coloque o queijo na grelha e deixe dourar de um lado e do outro cerca de 30 segundos de cada lado com o grelhador/chapa bem quente.
Vá montando o prato dispondo uma fatia de cada. Até este resultado final.
Obrigada Henrique Sá Pessoa!
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Risoto de Cogumelos
Nunca fui fã de Arroz. Tolero o seco e branco, o basmati, o de marisco e pouco mais.
Mas depois de experimentar, fiquei a adorar o risoto! ;) Agora vai ser apenas variar os ingredientes.
Ingredientes:
Arroz (1 medida)
Caldo de frango (duas medidas)
Manteiga q.b.
2 colheres de sopa de Vinho Branco
Cogumelos q.b.
Cebola
Alho
Sal, pimenta
Põe-se a derreter a manteiga e acrescenta-se um bocadinho de cebola e alho picado. Põe-se o vinho e deixa-se evaporar.
Acrescenta-se o arroz e mexe-se para absorver a calda. Aos poucos acrescentam-se as duas medidas de caldo, sempre a mexer. Entre cada adição mexe-se bem para o arroz absorver o máximo de caldo possível. Nas últimas adições acrescentam-se os cogumelos, previamente salteados em manteiga. Tempera-se com sal e pimenta. Rectifica-se o sabor.
No final, para servir, podem-se saltear mais alguns cogumelos que se servem mesmo por cima do arroz, juntamente com queijo parmesão. (Neste caso serviu um queijo emmenttal ralado)
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Cogumelos Portobello recheados
Ingredientes
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Tarte de maçã
Tarte de Maçã |
Ingredientes: 1/4 de Açúcar 1/4 de Farinha 1/8 de manteiga (meio quarto) 4 Ovos 3 Maçãs |
Preparação: Bate-se a manteiga com o açúcar, junta-se 1 ovo inteiro, depois as três gemas em seguida, batem-se as claras em castelo e vai-se deitando 1 colher de farinha e outra de claras. Depois parte-se uma maçã em bocadinhos. Unta-se a forma e deita-se-lhe a massa deitando por cima as outras duas maçãs. Barra-se com golden syrup mesmo antes de ir ao forno. |
Bolo de Chocolate derrete-se na boca e não nas mãos
Filetes derretidos com migas por perto
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Beringelas Recheadas
Ingredientes:
Beringela
Carne picada
Cebola
Cenoura
Courgette
Cogumelhos
3 dentes de alho
Azeite
Molho de tomate
Cerveja
Sal, pimenta, piri-piri
Queijo ralado
Preparação:
Corta-se a beringela a meio, e retira-se o recheio.
Num tacho põe-se azeite, e deita-se a carne, a cebola, o alho e a cenoura picadas. Acrescenta-se a courgette, os cogumelos e o recheio da beringela, também picado finamente.
Deixa-se refogar. Acrescenta-se molho de tomate e um pouco de cerveja.
Por fim unta-se um pirex com manteiga, recheia-se as metades da beringela com a mistura da carne, deita-se bastante queijo ralado por cima, e vai ao forno, até tostar.
Serve-se acompanhado por puré, ou arroz.
Sopa de Couve Galega
Nada aconchega como uma sopa bem saborosa..
Ingredientes:
Couve Galega
2 Batatas
Cebola
Cenoura
Azeite
2 dentes de Alho
Sal
Pimenta
Preparação:
Numa panela com água a ferver pôe-se as batatas cortadas aos pedaços, a cebola, a cenoura e os dentes de alho. Tempera-se com sal e pimenta. Rega-se com um fio de azeite. Reduz-se tudo a puré, e deopis acrescenta-se as folhas de couve lombarda, cortadas em pedaços pequenos. Deixa-se cozinhar mais 10 minutos, ou até as folhas estarem cozidas.
sábado, 26 de março de 2011
Blueberry pancakes - Panquecas de Mirtilos
Há semanas atrás, enquanto fazia zapping, apanhei um programa no qual falavam de um casal que abriu um restaurante em Nova Iorque, cujo prato principal, e que causa filas intermináveis de fãs à volta do quarteirão, são as panquecas de mirtilos. O link para o famoso restaurante está aqui.
Desde esse dia a curiosidade começou a espicaçar-me. Depois de uma vasta procura de receitas que me traduzissem o aspecto delicioso das originais, e depois do abastecimento dos ingredientes necessários, continuavam a faltar-me dois. O Lyle's Golden Syrup... o melhor syrup de sempre, que só encontrei no sítio do costume, que é como quem diz, na Casa Chinesa no Porto, a casa-que-tem-tudo-mesmo-o-que-não-encontramos-em-mais-lado-nenhum.
E depois começou a corrida aos mirtilos. Finalmente depois de um interregno mensal, encontrei-os no hipermercado mesmo mesmo escondidos atrás do batalhão de framboesas.
E cá está a experiência..
Ingredientes (para 8 mini panquecas, 2 pessoas):
1 ovo
8 colheres de sopa de farinha
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de fermento em pó
130 ml de leite
2 colheres de sopa de óleo
125 gr de mirtilos
Preparação: Misturam-se todos os ingredientes, excepto os mirtilos. Bate-se bem com a batedeira até a massa não ficar com grumos. Deitam-se colheradas do preparado numa frigideira anti-aderente. Deitam-se alguns mirtilos por cima das panquecas, e vira-se de ambos os lados, até ficarem douradas.
Servem-se umas por cima das outras, com uma colherada de Syrup, para quem apreciar.
Eu ainda acrescentei chantilly, para completar o prato.
Também experimentei variar o recheio e pôr bananas e nozes. Também funcionou!